sábado, 10 de junho de 2017

10 de Junho - feriado Nacional


Quem era Luís de Camões?


Camões para além de ter sido poeta foi um grande aventureiro e, uma das pessoas que mais elogiou as aventuras heróicas dos nossos antepassados. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580 e, é por esta razão de este ser o Dia de Portugal, chamado oficialmente Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.



Sabias que:

Há bastantes anos, o 10 de Junho era chamado o «Dia da Raça»? «Raça» lusitana, ou seja, todos os que são portugueses, tanto os que estão em Portugal como os que vivem por todo o mundo! Como nós que estamos em França.

Hino Nacional : 



O Hino Nacional, também conhecido pela “Portuguesa”, foi composto em 1890 como uma canção de protesto na sequência do ultimato inglês. Adotada pelos republicanos, veio a transformar-se no hino em 1911.

A letra de "A Portuguesa" foi escrita por Henrique Lopes de Mendonça e a música composta por Alfredo Keil.

O tema surge em 1890 na sequência do ultimato inglês que exigia a retirada dos portugueses dos territórios entre Angola e Moçambique. A imposição foi considerada uma afronta ao país, mas a coroa, apesar dos protestos, pouco pôde fazer para reverter a situação.

A versão completa "A Portuguesa" afirmava a independência e apelava ao patriotismo contra os “Bretões” (britânicos), palavra que foi substituída na versão atual pela palavra “Canhões”. Foi rapidamente adotada pelos revolucionários republicanos que a cantaram quando em 31 de Janeiro de 1891 tentaram, no Porto, um primeiro golpe de estado para derrubar a coroa. A monarquia proibiu-a.

Com a implantação da República em 1910 a canção voltou a ouvir-se nas ruas e foi consagrada como Hino Nacional em 19 de junho de 1911 pela Assembleia Constitutiva.





Queres saber porque é que se celebra o dia de Portugal no dia 10 e junho? clica aqui 


Aprende agora o nosso belo Hino " A portuguesa"



A bandeira Nacional:

Para conheceres um pouco da sua história clica aqui
Boa aprendizagem! 


Sem comentários:

Enviar um comentário