Pais

Este cantinho será dedicado aos pais, com conteúdos que possam ser interessantes a descobrir. Dediquem algum do vosso tempo e dêem uma vista d'olhos de vez em quando. Talvez vos possa ser útil. 
Ora tomem nota:





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Ler + em Família deveria ser uma aposta no seio das casas do portugueses. As crianças desenvolveriam muito mais rápido o seu vocabulário, vencer o receio da falar, comunicar com facilidade, ou seja, adquiriam com mais facilidade a língua aprendida.


7 excelentes razões para ler com as crianças: 

  1. Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação.
  2. Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.
  3. As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo.
  4. Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros.
  5. Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio.
  6. Os laços afectivos entre as crianças e os adultos que lhes lêem tornam-se mais fortes.
  7. A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.
Retirado do Plano Nacional De Leitura

E, se lessem 10 minutos por dia:





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A Porto Editora tem no seu site um espaço dedicado a dúvidas da língua portuguesa. É uma ferramenta muito útil. Podemos consultá-la semanalmente consultando a dúvida da semana ou então quando alguma duvida surgir.

Aqui fica a dúvida da semana:

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Sugestão do dia:


Se acompanharam o/a vosso/a filha/a na leitura "o bebé que...não gosta de televisão, prestem agora atenção a estes pensamentos que encontrei na internet.







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Já os nossos avós diziam o português pode ser traiçoeiro. 
Certamente muitos dos pais já viram na RTP internacional o minuto dedicado a "Como se escreve em Bom Português" passa durante o Jornal da manhã.  No caso de não verem este canal, deixo-vos neste espaço para verem.

Com o novo acordo ortográfico as regra da escrita foram alteradas. O programa "Bom Português"ajuda a escrever e falar bem o idioma nacional.



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Queridos pais, não podia deixar de partilhar convosco as diversas facetas de uma professora :) 





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Aqui deixo o vídeo " Viagem pela Língua portuguesa" da Sic noticias de 2007, que falei na reunião. Foi aqui que encontrei a expressão "trugalheiro" que significa curioso. 
Gostaria que todos os meus alunos fossem meninos curiosos (trugalheiros) à aprender a nossa bela e magnífica língua - a língua portuguesa.
 

Um texto interessante a ler e a refletir. Retirado do site Porto Editora e escrito por Maria Natália Cabral.   Uma boa leitura.




"Sabemos que para um bom desenvolvimento psicossocial dos filhos, a presença e o suporte afetivo dos pais é fundamental. Este apoio é especialmente importante ao longo do trajeto pessoal, desde a infância até à fase final da adolescência.
No entanto, sabemos que muitos pais lamentam chegar a casa cansados e indisponíveis, enquanto os filhos acham que não vale a pena falar com os mais velhos, pois eles nunca têm tempo.
Como conseguirão os pais manter os empregos, essenciais para a sobrevivência da família, sem descurar o acompanhamento dos seus filhos?
Ouve-se com muita frequência dizer que os pais participam cada vez menos na vida escolar dos seus filhos, remetendo exclusivamente para a escola a tarefa de os educar.
Sabemos que é na pré-primária que os pais contactam com mais frequência a escola, e que a sua participação diminui à medida que se avança na escolaridade.
Não devemos, no entanto, esquecer que a escola é, também, responsável por este alheamento dos pais em relação à instituição, já que nem sempre informa claramente, ao mesmo tempo que não mobiliza os pais da melhor forma.
Contudo, é cada vez maior a convicção que a educação dos jovens é tarefa a ser assumida pelos pais e professores. Para isso, é necessário que se construam relações frutuosas de cooperação para atingir um objetivo comum: o desenvolvimento integral dos jovens.

É necessário que os pais assumam que a sua participação na vida da escola é um direito e um dever

Além de ser um dever cívico, a participação ativa dos pais em estruturas da escola (associação de pais, conselho pedagógico, conselho geral) é vista pelos filhos como uma demonstração de empenho e interesse, mesmo pelos alunos mais velhos.
As primeiras reuniões, que se realizam no início do ano letivo, com os diretores de turma ou, muitas vezes, com a direção, são muito importantes, já que os pais são informados não só de que modo podem ter conhecimento do processo educativo dos seus filhos, mas também de como se vai desenrolar o processo de representação dos pais nas estruturas escolares.
É fundamental que a escola e os pais caminhem de mãos dadas porque o “pai” só triunfará como figura parental se mostrar a sua imperfeição e, sem abdicar das suas convicções, estiver disposto a ouvir e a discutir experiências. Enquanto o professor só terá êxito se efetivamente ouvir os seus alunos e partilhar o saber.
Assim, só conseguiremos educar os nossos filhos como cidadãos interventivos e críticos, se dermos o exemplo."

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